sábado, 7 de fevereiro de 2015

Massa Filó recheada com atum e legumes

(Filo pastry stuffed with tuna and vegetables)
 Uma das coisas que mais gosto é massa. São imensas as massas que agora se encontram no mercado e com elas conseguimos fazer uma variedade de receitas, que talvez no tempo dos meus avós era impossível de as fazer. Com o frio que tem estado só fico bem na cozinha ao pé do calor que sai do forno, e foi então que decidi experimentar fazer uma receita com a massa filo que já se estava a estragar no frigorífico. É muito simples , basta fazer o recheio, deixa-lo arrefecer, depois estender a massa e pincelar com ovo e fechar conforme desejar, e levar ao forno.

Ingredientes: 
250g de massa filo
1 cebola grande
2 ovos M
2 latas de atum médias
1 dente de alho
150 ml de vinho branco
3 colheres de sopa de massa de tomate
1 1/2 colheres de sopa de massa de pimentão
1 cenoura
Bróculos qb
Couve flor qb
Orégos qb~

Comece por colocar a cebola picada, o alho, o atum numa frigideira anti-aderente até começar a refogar. Junte o vinho branco misturado com a massa de pimentão e tomate. À parte, dê uma pequena fervura nos legumes(cenoura, bróculos, couve flor), cerca de 4 minutos ao lume. De seguida, junte os legumes ao preparado e coloque orégãos a gosto. Deixe por mais 5 minutos, ou então até ficar sem molho, em lume médio e retire.
 Retire a massa filó do frigorífico e estenda sobre folhas de papel de manteiga. Pincele uma das folhas com ovo mexido, e coloque outra por cima. Deite o recheio num canto e  enrole-as com cuidado,  e acabe por  fecha-las. Repita este processo até acabar o recheio. No fim pincele e se quiser coloque sementes de papoila e de sésamo. Leve ao forno por 20 mintos a 200ºC ou então até ficarem douradinhas.



Sem comentários:

Enviar um comentário