28.12.14

Ceia de Natal




Antes de mais , quero desejar-vos a continuação de um ótimo natal, junto das pessoas que mais amam com muita paz, amor e felicidade. Este post vem um pouco atrasado mas isto tudo devido à minha estadia fora da ilha.  As férias estão a correr bem, um pouco gulosas e frias mas muito boas. Normalmente na noite/dia de natal é a minha mãe que costuma cozinhar, e pela primeira vez em 18 anos foi eu que fiz tudo. Comecei por pensar em fazer algo muito simples, nada que desse muito trabalho mas que fosse muito especial. A receita que vos deixo aqui é Rolinhos de frango recheados com molho de tomate e puré de batata, a isto juntei uma salada de romã e tomate.

Rolinhos de frango recheados com puré de batata e molho de tomate
Ingredientes
6 bifes de frango ou galinha
6/7 batatas médias amarelas
6 fatias de bacon finas
6 fatias de queijo edamer finas
5 cogumelos frescos
1 cebola grande
200 ml de vinho branco
1 lata de tomate sem pele
2 dentes de alho
200 ml de leite 
1 ovo 
qb sal 
qb pimenta 
qb orégãos
qb coentros

Para os rolinhos de frango: comece por temperar os bifes de frango com sal e coentros. Entretanto coloque uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite e deixe aquecer. Passe os bifes de frango pela frigideira até ganhar uma cor dourada. Retire-os da frigideira e deixe arrefecer. Coloque os cogumelos fatiados numa frigideira com um pouco de azeite e regue-os com vinho branco(qb) até ficarem meios cozinhos e retire. Deixe-os repousar. Estenda os bifes de frango sobre uma tábua e comece por rechear com os cogumelos, depois o bacon e o queijo. No final enrole-os e prenda com palitos pequenos e coloque-os num pirex e leve-os ao forno cerca de 20/25 min a 190º ou até ficarem douradinhos.

Para o puré de batata: descasque as batatas e coloque-as na panela com àgua, sal, orégãos e deixe-as cozer durante 20min. Retire a água e esmague-as. De seguida coloque o leite e leve a lume sempre a mexer. Coloque o ovo e mexe por mais 1min e no fim deite um pouco de orégão.

Para o molho de tomate: leve ao lume a cebola picada, o sal, o vinho branco e o tomate pelado e deixe refogar por cerca de 20min mexendo várias vezes. Quando estiver pronto rale e está pronto a servir.

Nota: Sirva com uma salada fresca de romã e tomate juntamente com um bom vinho tinto.