13.11.14

Vanilla and chocolate cupcakes


 Não sei se são como eu, mas sou viciada em bolos, gosto de todos os tipos de bolo e nunca digo que não a um. Só não gosto de bolos com passas, não sei porque, se calhar é por não gostar da combinação dos sabores das passas com qualquer tipo de bolo. Dentro da família dos bolos, existem os cupcakes, não vivo sem eles. Normalmente faço-os pelo menos uma vez por mês, é simples de fazer e toda a gente gosta. Sempre que os faço não há quem diga que não a um, até há amigos que pedem via instagram para levar uns para eles, por isso quando faço , já penso neles e aumento a quantidade. Desde a ultima viagem a Londres, tenho tido mais formas diferentes de os fazer, visto que cá em portugal não são muitas as lojas que têm coisas destas. Os cupcakes nestas formas acabam por ficar muito mais amorosos.
 Os cupcakes que aqui vou mostrar e deixar a receita, são de chocolate e baunilha, mas conseguem facilmente adaptar esta receita para outros tipos de cupcakes, como cupcakes de laranja, beterraba, e entre muitos outros.


Ingredientes 20cupcakes
4 colheres de sopa de chocolate em pó sem açúcar ou cacau em pó
400g de açúcar mascavado 
200g de manteiga sem lactose
4 ovos
4 colheres de sopa de baunilha
350g de farinha de trigo fina
2 1/2 colheres de chá de fermento
250ml de leite sem lactose ou agros
q.b Açúcar em pó
q.b Cupcakes icing (cobertura de creme)

 Pré-aqueça o forno a 220ºC e caso as formas dos cupackes forem de alumínio, forre-as de modo a ser mais fácil de desenformar após irem ao forno. 
 Bata numa taça o açúcar e a manteiga até formar um creme. Coloque os ovos um a um, enquanto bate e junte a baunilha. Separadamente, junte a farinha e fermento e depois junte ao preparado , colocando o leite alternadamente, até ficar homogéneo.
 Separe a massa em duas taças, e numa das taças junte o chocolate em pó e bata bem. De seguida encha as formas , umas com a massa só de baunilha e outra com a massa de chocolate e leve-as ao forno por 20-25 ou então até ficarem bem cozido, verificando com o teste do palito.
 Deixe arrefecer e cubra-os como desejar.


Receita adaptada do All recipes