14.11.14

Tarte de amêndoa com amora e mirtilos

Desde que encontrei o blog da Megane, o Meg&Cook , tenho vindo a experimentar várias receitas dela. Muitas delas são da autoria da mesma e mesmo que não as siga à letra, tento dar sempre aquele toque meu, mudando alguma coisa ou adaptando para outras receitas. No verão, num almoço de família decidi fazer esta tarde de amora e mirtilos, primeiro porque era fresca e para dias de calor é o que se precisa e também porque não me parecia nada difícil de fazer. 


Ingredientes
Massa
250g de farinha
1 ovo
125g de manteiga
125g de açúcar refinado
1 pitada de sal
 Junte a manteiga amolecida em cubos à farinha peneirada, e misture tudo muito bem. De seguida, faça um buraco no centro e adicione o açúcar, o sal e o ovo e volte a misturar tudo. Forme uma bola e forre-a com película aderente e leve ao frigorífico por pelo menos 1hora.

Creme de amêndoa 
80g de amêndoa moída
2 ovos
80g de manteiga amolecida
80g de açúcar mascavado
 Numa taça bata a manteiga e o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Adicione a amêndoa moída e os ovo, um de cada vez. Misture tudo muito bem e leve ao frigorífico durante 30 minutos.

Cobertura
250g de amoras
250g de mirtilos
175g de açúcar mascavado
 Misture todos os ingrediente numa panela em lume brando até formar uma pasta tipo doce, e retire do lume após fervura.

 Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa forma de tarte, coloque a massa e leve-a a cozer durante 15 minutos, ou até ficar com uma cor dourada. Coloque o creme de amêndoa e leve-o a cozer durante 20 minutos. Coloque a cobertura de amoras e mirtilos e leve a cozer por mais 5 minutos.

Experimentem, vão ver que vão adorar!!
Receita adaptada do Meg&Cook