quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Bacalhau à moda da Carol

Sei que ainda não publiquei nenhuma receita minha aqui no blog, mas a primeira tinha de ser mesmo especial, tinha de ser algo que gostasse muito por isso decidi publicar pela primeira vez uma, uma das minhas favoritas. Gosto muito de bacalhau, é um dos meus peixes favoritos. Gosto de todas as maneiras, desde bacalhau à Brás, bacalhau com natas , bacalhau assado no forno, mas uma das minhas favoritas é bacalhau mesmo à minha moda. Já há algum tempo que ando a aperfeiçoar a receita e já a fiz duas vezes  e foi totalmente aprovada pela família. Acho que vocês ai em casa deviam de experimentar, é fácil, económica e vão ver que não se vão arrepender, muito pelo contrário.
Deixo-vos aqui a receita:

Ingredientes 5pessoas
400g de bacalhau cozido em lascas
2 cebolas médias
2 dentes de alho
q.b. salsa
Pão ralado
q.b Azeite
1/2 de pimento vermelho
q.b. Coentros
q.b. Sal
q.b. Pimenta
1/4 de alho francês picado
1 ovo
1 chávena pequena de vinho branco



Comece por picar a cebola, uso este utensílio , só que o meu é ligeiramente maior e torna-se mais facil de preparar as refeições. 


Acabei também por picar o pimento no mesmo utensílio que o da cebola.



Numa tigela misture o bacalhau lascado e cozido com o alho picado, a cebola e o pimento picados, a salsa , o ovo e misture muito bem temperando devidamente com sal e pimenta. Adicione também os coentros.


Adicione aos poucos o vinho branco até obter uma consistência cremosa e no fim o pão ralado até formar uma pasta mais ou menos moldável.


Numa travessa, coloque um pouco de azeite no fundo e molde de forma a ficar com  está na figura abaixo.



Leve ao forno a cozinhar por cerca de 15 minutos ou até ficar douradinho a 200ºC.

Sem comentários:

Enviar um comentário